Header Background

Auditoria

Divider Background
Posicionamento

Uma nova forma de estar no mercado das auditorias

“Garantir transações em plena conformidade com as especificações dos nossos clientes e do mercado em que se insere”. É com este propósito, e num momento peculiar em que as organizações carecem e privilegiam serviços que se pautem pelo rigor e exigência, que a GlowCounting surge no segmento das auditorias.

É assente num modus operandi muito próprio que a GlowCounting apresenta uma oferta assente em dois grandes eixos e que têm por base o cenário conjunturalmente peculiar e desafiante para a generalidade das empresas:

- Auditorias qualitativa e quantitativamente rigorosas;

- Oferta desenhada à medida das necessidades de cada organização;

Divider Background
Serviços prestados

A GlowCounting desenvolve e gere todo o tipo de projeto de garantia da qualidade, levado a cabo em qualquer mercado, desde projetos que envolvem auditorias pontuais até projetos de produção complexos e de longa duração. A oferta da GlowCounting cobre todas as etapas: desde a matéria-prima e conceção do produto até o embarque final da mercadoria. Eis, em traços gerais, as grandes modalidades do serviço prestado pela GlowCounting:

Auditoria ao processo produtivo
A auditoria de fábrica ajudará a avaliar a capacidade e o desempenho do fornecedor de cumprir com as condições legais do contrato de produção estabelecido, bem como a qualidade do serviço prestado, embalagem, quantidade e outras condições de fornecimento. Pode ser realizada antes da empresa fazer um pedido com o fornecedor e durante o processo produtivo.

Auditoria pré-embarque:
Este serviço pretende conferir se a empresa está efetivamente a receber aquilo que contratualizou e, caso se detetem irregularidades, comunicar quais as inconformidades. Pode ocorrer a partir do momento em que a produção está concluída e decorrer na fábrica do fornecedor, do agente de carga ou do porto de envio. Entre as verificações passíveis de serem realizadas encontram-se:

  • Aparência do produto;
  • Mão de obra;
  • Segurança e funcionalidade;
  • Quantidade e qualidade;
  • Cor, tamanho, medição e peso;
  • Embalagem e acondicionamento;
  • Etiqueta & logótipo;
  • Acessórios;

Auditoria ao contentor de embarque
Este serviço visa garantir o que e quanto deve ser carregado no contentor, além de avaliar se o mesmo é seguro para transporte. Ele ocorrerá após a conclusão da produção, no exato momento da carga, na unidade de produção ou nas instalações do agente de carga. Esta inspeção abrange, entre outros aspetos:

  • Verificação individual de quantidade e qualidade, garantindo total eficácia da auditoria;
  • Verificação da lista de embarque;
  • Verificação das condições do contentor.
  • Acompanhamento do processo de condicionamento da mercadoria;

Depois de selado pela GlowCounting, o contentor segue para o destinatário onde, depois de chegar a “bom porto”, dá-se por concluído o processo de auditoria.

Divider Background
Processo

Mandamentos das auditorias. Passo a passo
Regra geral, o âmbito da auditoria-tipo abarca diferentes etapas – desde a análise de documentação; verificação visual do produto, ao nível da qualidade e da quantidade; análise da embalagem; marcação e inspeção de carga –, podendo assumir uma abordagem mais comercial do que propriamente técnica.

Comummente, a auditoria de mercadorias é confundida com a auditoria pré-embarque. Na verdade, há âmbitos de atuação na verificação pré-embarque que não estão contempladas na auditoria de bens ou de mercadorias, tais como, e apenas a título de exemplo, a verificação de preços com as autoridades aduaneiras.

O admirável mundo das auditorias
Partindo do princípio de acordo celebrado entre a sua empresa e os seus stakeholders (que podem ser vendedores ou compradores), qualquer mercadoria pode ser verificada pelos recursos do stakeholder ou por uma entidade auditora externa e independente. Ultrapassada esta etapa, e ainda antes do auditor partir para o terreno e dar início à verificação física da marcadoria, há que ser revisto, pelo próprio auditor, os seguintes procedimentos:

  • Fatura pró-forma;
  • Ordem de compra;
  • Carta de crédito;
  • Especificações relativas aos bens e produtos alvos de auditoria;